A massagem tântrica é um estilo de massagem ou trabalho corporal que se baseia nos princípios do tantra, uma antiga prática espiritual originária da Ásia Central.
Na prática mais moderna no Ocidente, a massagem tântrica envolve massagear e estimular todo o corpo, incluindo áreas sensíveis como o pênis e a vulva.
Às vezes é referida simplesmente como uma massagem erótica, mas é muito mais que uma massagem erótica. Ela incorpora: respiração, meditação e elementos de mindfulness e não é necessariamente sexual.
A massagem tântrica também tem um componente espiritual e energético, em que o praticante ou doador ajuda a mover a energia do receptor por todo o corpo para promover a cura interior.
“Ao contrário de outras formas de massagem, esta prática sagrada incorpora a essência tântrica de shakti, ou energia em sanscrito. Ao incorporar habilmente essa força universal numa massagem, ela pode tocar as camadas e aspectos mais profundos do ser humano e ser um instrumento profundo de cura espiritual e emocional.
O tantra deriva de antigas tradições hindus, budistas e jainistas, embora a maioria do tantra ensinado e praticado no Ocidente possa ser referido como neotantra, uma adaptação moderna que se concentra especificamente na sexualidade sagrada em oposição aos outros elementos espirituais e religiosos do tantra tradicional.”A experiência que oferecemos não se destina ao purista tântrico”, diz Paulo Shiva, professor de tantra e fundador da Escola de Tantra e especialista em massagem tântrica. “Se alguém deseja explorar e comprometer-se com os ensinamentos mais tradicionais do tantra, esta experiência pode servir como uma plataforma inicial. Não deve ser confundida, porém, com o sexo tântrico – chamado, em sânscrito, de Maithuna – ou sexo de qualquer natureza.